20 anos de Homer’s Phobia

0
Agora não significa lá muita coisa um episódio de seriado famoso tratando sobre homossexualidade, duas décadas atrás, claro, foi preciso muita ousadia para a popular Os Simpsons. Em 1997 foi ao ar pela primeira vez Homer’s Phobia, o 168° episódio do desenho.

Outa coisa defasada: Participação do "Papa do Trash" John Waters em cartoon. Como você já viu aqui no blog, hoje ele já emprestou sua voz parara vários, inclusive do Mickey.

O cineasta de Pink Flamingos (1972) e Hairspray (1988) conversou com o IGN rapidamente sobre a data. Assista no player abaixo, em inglês, sem legendas.

Conhecido por filmes bem distantes do que pode ser considerado infantil, ele diz que após os Simpsons passou a ser reconhecido por crianças nos aeroportos que queriam lhe abraçar. O que lhe deixava nervoso, poderiam interpretar mal por ter “aparência de pedófilo”.

A série já estava em sua oitava temporada e várias celebridades já haviam feito participações especiais. John Waters teria dito á época que se Elizabeth Taylor fez, então aquilo era bom o suficiente pra ele.
Na primeira leitura do roteiro ele pediu para trocar apenas a palavra pejorativa “fag” para “queer”. Fora isso, em nenhum momento sua presença pareceu ser problema para os sensores da Fox, que tentaram banir o episódio pelo tema homossexualidade.

Homer’s Phobia ficou fora da distribuição em VHS do programa, mas está incluído no box em DVD e Blu-Ray normalmente. Tanto este episódio com John Waters quanto o que satiriza Arquivo X com Gillian Anderson e David Duchovny, fazem desta temporada um item que merece o título de “edição de colecionador”.
Capa do box e detalhe do guia de episódios da 8ª temporada de Os Simpsons em DVD no Brasil
 Alguns país ainda não exibem Homer’s Phobia, e em algumas transmissões nos EUA eles suprem a sequencia em que John Waters fala que tem no banheiro uma cortina de milho igual a estampa que Marge usa na cozinha. Claro que tem que ter a cabeça bem desenvolvida pra entender que é uma piada escatológica.

Além do tema da Homossexualidade , o episódio ainda é uma ode á cultura camp/kitsh. Não fica de fora nem a morte da estrela 30’s Lupe Vélez, aquela que teria cometido suicido com a  cabeça dentro da privada.

Veja também:
Todos os desenhos animados com John Waters
Controversa morte de Lupe Vélez
Programação 90's da Fox segundo Os Simpsons

Simpsons e James Bond se encontram no Brasil
Aquele episódio em que Mulder aparece de Speedo vermelha

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)